top of page

Grupo de pesquisa em Tecnologias Educacionais - GTED (Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS/Campus Chapecó - Santa Catarina)

 

O grupo surgiu dos trabalhos desenvolvidos em um Componente Curricular do curso de licenciatura em Pedagogia, onde o foco principal é o desenvolvimento de Aplicativos(APPs) para a plataforma Android. Foram criados diversos recursos tecnológicos para os processos de ensino-
aprendizagem da Educação Básica. Este Componente  Curricular Regular (CCR) denominado Tecnologias Digitais e Educação - TDE, faz parte da grade obrigatória da Pedagogia. A procura das demais licenciaturas aumentou muito e tornou-se eletivas para algumas. Há também uma versão desse CCR para o Curso de Medicina, sendo mais uma área com diversos aplicativos gerados. São reportagens na mídia local, participações em congressos internacionais e uma série de desdobramentos ao longo dos 9 anos que ofertamos esse CCR no Campus Chapecó.
​Os Apps são disponibilizados no Google Play. Alguns estão com acesso grátis por aqui, bastando clicar nas imagens. Os demais links estão na página do líder do Grupo, prof. Dr Carlos França (https://www.profcarlosfranca.com.br)

REBENA - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem - Vol 7 (2023) - Estímulos autistas e o potencial das tecnologias móveis e as metodologias ativas de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

 Prezada comunidade que nos prestigia por aqui e na página https://www.profcarlosfranca.com.br.  É com grande satisfação que socializo a publicação do mais novo artigo do Grupo de pesquisa em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal da Fronteira Sul.   

O artigo intitulado: "Estímulos autistas e o potencial das tecnologias móveis e as metodologias ativas de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental", apresenta os resultados do Projeto de Extensão - EXT-2022-0184 (UFFS/Campus Chapecó/SC), realizado na Escola Municipal e CEIM Dom Bosco - Xaxim/SC.

O link de acesso ao artigo está na imagem abaixo:

cover_issue_7_pt_BR.jpg
Sobre

 

 

O GTED tem como principal foco o ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias educacionais. Existem possibilidades incomensuráveis de uso e aplicabilidades dos Objetos de Aprendizagem, com incríveis desdobramentos no uso dos celulares como instrumentos/recursos pedagógicos. Esta percepção se tornou nítida com o advento da pandemia do coronavirus. A Educação brasileira e mundial se viu diante da impossibilidade do ensino presencial e então as Tecnologias Digitais Educacionais assumiram o protagonismo e assim a consolidação do uso das tecnologias móveis, com destaque para os celulares para acesso as aulas remotas. 

No início do ensino remoto, começo do isolamento social e outros impedimentos que surgiram com a  pandemia, março de 2020, uma reportagem marcante na imprensa nacional com um aluno de Alenquer - Oeste do Pará em cima de uma árvore, único local da casa que a Internet funciona melhor.  Neste momento o GTED, na pessoa do seu líder prof. Carlos França, intuiu sobre a necessidade de disponibilizar Aplicativos (Apps) Educacionais nativos (aqueles que são baixados pelo Google Play  e Apple Store) que funcionassem sem depender do acesso a Internet, estando a disposição dos alunos em qualquer momento e em qualquer lugar. Sempre de forma gratuita, sem anúncios, sem coletar dados dos usuários e sem nenhum tipo de patrocínio. É a filosofia de se FAZER O BEM PELO BEM.

Serviços

 

 

Pela natureza do GTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais, os serviços no contexto missão, produto, entrega, acreditamos que a melhor definição vem de uma frase dita por Paulo Freire:

 

“Ensinar não é transferir

conhecimentos, mas criar as

possibilidades para a sua própria

produção ou construção.” 

O que buscamos entregar para a Educação Brasileira, são meios para produção ou construção do conhecimento por intermédio dos Apps e Softwares, artigos, projetos e pesquisas com envolvimento direto ou indireto dos integrantes e colaboradores do GTED.

Projetos

 

 

Atualmente estamos com projetos em parceria com a Escola de Educação Básica Bom Pastor aqui de Chapecó, onde o foco está no potencial dos celulares como recurso pedagógico para as aulas de Matemática e Ciências no Ensino Médio.

Iniciamos em setembro/2022, mais uma parceria com as Escolas da Educação Básica do Oeste Catarinense. Especificamente, a Escola Municipal Jardim do Lago de Chapecó/SC e a EBM CEIM Dom Bosco de Xaxim/SC. Este projeto consiste na utilização de alguns Apps do GTED, com destaque para o Aplicativo " Estímulos Autistas".

Depoimento

"Agradecemos a sua visita e esperamos que volte muitas vezes, compartilhe este site com seus amigos e que nos ajude a FAZER O BEM PELO BEM.." Prof. Dr. Carlos França - Líder do GTED

bottom of page